Design ou Designer? Qual a diferença?

Design e designer são termos tão parecidos, mas com significados tão distintos. Um representa o profissional da área de criação de imagens e o outro a arte em si. Confira agora as semelhanças, diferenças e a importância de criador e criatura.

Afinal, o que é design?

Design é um termo com múltiplos significados, que variam conforme a área que se está analisando. De forma geral, definimos design como uma produção artística com fim visual, seja desenho, pintura, a produção de um novo produto ou a elaboração de um projeto. Podemos dizer que o design torna os elementos harmônicos entre si e atraentes ao consumidor.

Design é um sinônimo de arte?

Sim e não. Sim, pois o design é alimentado constantemente por tendência de arte, mas não se baseia apenas no lado artístico para ser produzido.

É comum usar o termo “arte” para definir a produção de um designer, mas ele não é apenas isso, já que o design se propõe a cumprir um objetivo e atender a uma demanda. Ele é funcional, muito mais que bonito.

E quem é o designer?

O designer é o profissional responsável pela produção do design. Apesar de ser uma profissão relativamente nova, existem inúmeros cursos disponíveis para a formação e aperfeiçoamento profissional.

É possível se especializar em inúmeras áreas, como design de interiores, de games, de jogos eletrônicos, artes digitais, marketing e inúmeras outras. Como o design está presente em praticamente todas as produções, é possível se especializar na criação dos mais variados produtos.

O que é preciso para se tornar designer?

Primeiramente, força de vontade. Existem muitos campos em que uma formação técnica não é requisito essencial para o início das atividades. No entanto, é preciso domínio sobre as principais ferramentas utilizadas para a produção, como programas editores de imagem ou de criação. Vale a pena investir em cursos livres ou de graduação específica na área que interessar.