Você sabe a diferença entre design de games e jogos digitais?

O cenário de jogos eletrônicos está cada vez mais em alta. Com a tecnologia de reprodução de imagens em constante evolução, é possível conseguir reproduzir gráficos cada vez mais realistas e impressionantes, e para ter materiais de altíssima qualidade (como o público gamer exige), ter profissionais especializados na produção de design digital é essencial.

Pensando nisso, o G1 buscou especialistas na área de produção de conteúdo para jogos para explicar as semelhanças e diferenças entre um designer de games e um designer de jogos digiais. Confira as diferenças abaixo.

Designer de games

Podemos dizer que se trata de uma “profissão mais antiga”, afinal esse profissional é especializado na criação do conteúdo gráfico do jogo. Ele é o responsável por transformar em imagens o conteúdo idealizado do jogo, desenvolvendo um trabalho detalhado no desenho de personagens, ergonomia e paisagismo. Ele é, basicamente, responsável por tornar o jogo lindo e atraente; afinal, quem não gosta de desfrutar de um belíssimo jogo?

Designer de jogos digitais

O curso de design de jogos digitais é consideravelmente recente, e surgiu em 2018 em São Paulo. A formação envolve não apenas a estética, mas também a programação dos jogos. Assim, além de pensar em como as ações serão representadas na tela, o profissional é responsável por pensar na sequência de comandos necessária para isso funcionar com eficiência.

E quais as diferenças entre os dois profissionais?

Os dois profissionais podem atuar na produção estética dos jogos, como programadores ou desenvolvedores. Porém, o curso de design para jogos digitais habilita o profissional a atuar em um mercado que está em expansão: os E-sports.

Quanto ganha cada profissional?

Primeiro, é preciso ter em mente que o salário depende diretamente da função exercida. O salário médio de um designer de games é, aproximadamente R$2600 enquanto de um animador ou programador fica em torno de R$1600.

Quanto ao designer de jogos digitais, por ser uma profissão nova, não existe ainda uma média salarial determinada.

Comments are closed.