Humor e protesto: Como o design retrata a nossa sociedade

O primeiro indício que algum tema está em alta é quando se torna um meme difundido nas redes sociais. Hoje, ser um “meme” é o primeiro passo para o reconhecimento da importância de um determinado tema nos debates. E quem é responsável por transformar uma curiosidade ou momento dramático nas imagens divertidas (ou de protesto) que são tão populares na internet? O designer.

Cartazes, ilustrações e memes retratam o olhar da sociedade sobre os mais variados fatos. Por isso, a equipe do Tab Uol fez um levantamento com algumas peças de design foram inspiradas por momentos relevantes socialmente. Vejamos alguns outros casos.

Em tempos de debates e empoderamento, qual imagem poderia ser mais icônica que a famosa pin-up, mostrando toda a sua força com a mensagem “We can do it”?

O poster de 1943 da Westinghouse continua sendo usado como um forte símbolo do movimento feminista, reproduzido em inúmeras situações. Nesse caso, o design foi usado como meio de transmitir uma forte mensagem da força de trabalho feminino durante a Segunda Guerra e representa com louvor o espírito da época.

Quem nunca viu um meme sobre esse ou aquele político nas redes sociais que atire a primeira pedra. Seja por discursos mal elaborados, momentos de crise ou protesto contra algum partido político, os memes estão presentes em todos os debates em redes sociais.

Quando se fala em memes, certamente o primeiro pensamento o associa a momentos de diversão e piadas, certo? Da força de Chuck Norris até os campeonatos de futebol, todo assunto pode se tornar um meme.

Por exemplo, um destaque nas redes sociais em 2018 foi o jornalista Fernando Rocha, que contou com entusiasmo uma piada sobre o encontro entre a clara e a gema dentro de um bolo. O que poderia ser apenas uma piada ruim, acabou virando arte nas mãos do designer Isaque Areas, que transformou em belíssimos designs a piada.