Portabilidade nos Jogos Online

Se os telefones celulares vieram mudar a nossa sociedade, nossos comportamentos e forma de comunicar com os outros, os smartphones, com acesso à internet e tela tátil foram completamente revolucionários.

Hoje em dia, quem tem um celular do tipo smartphone, já o utiliza para quase tudo, e normalmente muito pouco como telefone.

Um dos grandes fenômenos atuais, uma indústria que move milhões de dólares todos os dias, é a indústria dos jogos eletrônicos.

Antes quase exclusivamente reservados a casa ou ao computador portátil, agora estão presentes também nos smartphones e vão ficando cada vez mais complexos.

Isso trouxe um novo problema aos desenvolvedores de jogos eletrônicos, pois o formato e capacidade para lidar com gráficos, velocidades e todas as especificidades de um jogo moderno são diferentes entre um computador e um celular. Já para não falar que o smartphone não tem mouse nem teclado!

Um outro desafio é tornar os jogos disponíveis tanto em modo online como em modo offline (sem conexâo à internet) pois nem sempre o usuário está com conexão em seu celular.

Online e Offline

Existem jogos eletrônicos que apenas são jogáveis online e muitas vezes esse fato se prende com o tipo de jogo. Jogos que envolvam vários jogadores, potencialmente em diferentes pontos do globo, e que exija interação por parte dos mesmos, seja um jogo de ação pura como o Fortnite ou um jogo de xadrez, requer presença online.

Mas outros jogos podem ser jogados offline. Ou em um misto de online e offline.

Isto trouxe grandes desafios para os designers de jogos eletrônicos mas assistimos a cada vez mais jogos de qualidade em todas as plataformas.

Até o famoso jogo russo Tanki Online, que atrai muitos jovens para um jogo de ação muito simples de aprender e de se dominar, lançou no ano passado sua versão para celular vendo assim crescer o número de usuários e o número de horas de jogo por pessoa.